Primeiramente gostaria de agradecer aos frequentadores ou visitantes de meu blog, aqui exponho um pouco de meu trabalho executado na região do litoral e ainda dou algumas dicas especiais semanalmente de vinhos e azeites, indicando inclusive aonde encontra-los, nesta semana especial a nossa dica será de dois alvarinhos e um Sauvignon Blanc
Alvarinhos - Produtor Rolan
Enólogo: Engº José Maria Martinez Juste
Victor Rolan produz vinhos verdes e vinhos verdes alvarinhos em Valença do Minho desde 2002. Nascido na vizinha Galícia, uma província espanhola, Victor sempre acreditou na qualidade das uvas produzidas nesta região. Valença do Minho, terra legendária e fortificada, de grandes tradições agrícolas, remonta à história vitivinícola no seu próprio brasão onde podemos ver o desenho de uma videira.
Com mais horas de sol que as vizinhas Monção e Melgaço, Valença do Minho produz vinhos sedosos, redondos e aromáticos.
Uma adega moderna e bem equipada, somada aos 30 hectares de vinhas próprias, permitem a Victor Rolan produzir vinhos com boa qualidade e preços acessíveis. Os vinhos topo de gama elaborados com 100% de uva alvarinho tem a marca Rolan, o nome do proprietário da vinícola. Os vinhos Fortaleza de Valença, uma homenagem ao bonito forte de Valença, são produzidos com as uvas Alvarinho, Trajadura e Loureiro.
1. ROLAN ALVARINHO 2009

Enólogo(a): Eng. José Maria Martinez Juste
Teor alcoólico: 12,5%
Cor: Citrina brilhante
Aroma: Elegante e intenso, presença delicada de notas minerais, aromas de flor de laranjeira, frutas cítricas e pêssego em calda.
Prova: Boa entrada na boca, a acidez está muito bem casada com o conjunto. É um vinho harmonioso, cheio de fruto citrino, com bom volume e um final longo e muito atrativo. Um vinho que mostra bem porque o Alvarinho é um dos melhores brancos produzidos no mundo
Onde Encontrar
Empórios: Laticinios Marcelo, Dom José, Km 52, Casa Santa Marta, Empório Rubio, Empório Peixe Gourmet, Casa Natal ,Casa Januário e Forte da Barra.
Restaurantes: Cantina Liliana, Restaurante Quinta Da XV, Cardápio na Lousa (Guarujá),Santos Sabores, Dalmo Barbaro Enseada, Dalmo Barbaro Estrada Marinas, Restaurante Vista ao Mar,
2. ROLAN ALVARINHO colheita selecionada 2009
Teor alcoólico: 12,5%
Cor: Amarelo limão com reflexos esverdeados.
Aroma: Intenso aroma floral, com notas cítricas e uma lembrança a flor de laranjeira.
Prova: Boa entrada na boca. É untuosos, denso, amplo equilibrado e complexo. Com um final de boca franco, potente e com grande persistência.
Empórios: Laticinios Marcelo, Dom José, Km 52, Casa Santa Marta, Empório Rubio, Empório Peixe Gourmet, Casa Natal ,Casa Januário e Forte da Barra.
Restaurantes: Restaurante Quinta Da XV, Guaiaó e Restaurante Vista ao Mar,
3.SECRETO DE VIU MANENT SAUVIGNON BLANC
Vinhedo: Santa Rosa, localizado no Valle de Casablanca. A plantação de Sauvignon Blanc tem aproximadamente 08 anos.
Solo: Textura franco argilosa, de fertilidade média e boa drenagem.
Clima: Precipitações anuais médias de 450mm, concentradas nos meses de inverno. O verão é seco, quente durante os dias e frio durante as noites. As temperaturas são influenciadas pelas brisas marinhas do Oceano Pacífico.
Manejo do vinhedo: A plantação tem uma densidade de 3.500 plantas/hectare, com condução em espaldeira baixa. Foram feitas leves retiradas de folhas com o objetivo de manter a uva protegida, conservando ao máximo seu frescor e acidez natural.
VINIFICAÇÃO
Variedade: 85% Sauvignon blanc e 15% outras variedades secretas
Colheita: As uvas foram colhidas manualmente entre 20 e 25 de Março de 2008.
Técnicas de vinificação: As uvas foram moídas e o mosto foi submetido à maceração pré-fermentativa a frio (6ºC) por 24 horas para alcançar uma maior extração de aromas e sabores contidos na casca. Logo foi escorrido, prensado e decantado por 03 dias. A fermentação foi realizada por leveduras selecionadas, sob baixas temperaturas (09 a 12ºC) em tanques de aço inoxidável. Após a fermentação alcoólica o vinho foi mantido por dois meses em contato com suas borras e logo mesclado, estabilizado a frio e proteína, filtrado e engarrafado.
Carvalho: Não passou por carvalho.
ANÁLISE DE LABORATÓRIO
Álcool: 13,7 %vol.
pH: 3,25
Acidez Total: 6,00 g/L
Açúcar Residual: 2,1 g/L
Acidez Volátil: 0,43 g/L
Notas de Degustação
Em nariz tem marcadas notas minerais e defumadas, complementadas com vibrantes aromas de nectarina e pêssego branco. No paladar apresenta sabores de frutas tropicais como goiaba e maracujá. Brilhante, vigoroso e com excelente acidez, o que proporciona ótima estrutura e persistência em boca.
Espero que harmonizem muito bem com suas opções gastronômicas na semana Santa......
WINE&KISSES........................