domingo, 4 de março de 2012

DICA DA SEMANA(05 A 11.03)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Devido aos constantes dias de calor aqui em nossa cidade, esta semana a sugestão será em dose dupla de vinhos, e claro brancos leves e bem refrescantes...

ADEGA ALENTEJANA

Borba DOC branco

Adega Cooperativa de Borba
Enólogos: Eng.ª Maria João Rosado e Eng. Oscar Gato
Sub-região: Borba
Fundanda em 1955, a Cooperativa de Borba foi a primeira de uma série de Adegas Cooperativas constituídas no Alentejo.
Eleita Cooperativa do Ano em 2003, 2005 e 2010
É a mais antiga Adega Cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem da região.
Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD com uma designação alentejana. Em Maio de 1990, o vinho branco “Borba” da colheita 1989 surpreendeu o mercado, recebeu muitos elogios e ganhou o prêmio de Melhor Vinho Branco na Produção de 1989 no concurso promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho.
A qualidade dos vinhos desta Adega Cooperativa fez com que ela tivesse um crescimento muito rápido. Hoje dispõe da mais moderna tecnologia de vinificação. O laboratório está montado de forma a promover um rigoroso controle de qualidade.
Nos últimos anos, a diretoria da Adega Cooperativa de Borba realizou um trabalho brilhante. Fez inúmeras obras, comprou equipamentos novos, mudou a imagem dos rótulos e lançou com grande sucesso uma nova linha de vinhos com qualidade superior, Varietais e Bivarietais, Garrafeira e Cinquentenário. Nas suas caves de estágio, hoje podemos admirar mais de 1.000 barricas de carvalho francês e americano. Como reconhecimento deste esforço, foi eleita a Cooperativa do Ano, em 2003, pela Revista de Vinhos portuguesa. Em 2005 voltou a ganhar o mesmo prêmio, um fato inédito na história da Revista de Vinhos e que só confirma a alta qualidade dos vinhos deste produtor.
Para mais informações visite o site www.adegaborba.pt

Além da sua notoriedade na produção de vinhos do Alentejo, utilizando castas tradicionais da região de Borba, tem uma grande tradição na produção de aguardentes. As massas vínicas, provenientes da elaboração dos vinhos, são prensadas e destiladas, obedecendo a rigorosas temperaturas e tempos de destilação, garantindo a genuinidade e a qualidade das aguardentes da Adega Cooperativa de Borba.

Teor alcoólico: 13,0%
 COMENTÁRIOS DE DEGUSTAÇÃO
Cor: Palha, com nuances citrinas.
Aroma:
Mostra boa intensidade aromática, com fruto fresco, lembrando banana.
Prova:
Notas de fruto tropical, com refrescante acidez. É um vinho simples mas bem feito.
Disponível em garrafas 375ml e 750ml

Onde encontrar Empórios: Laticinios Marcelo,KM 52 Casa Santa Marta, Empório Santa Ceia, Laticinios Flor da Praia, Villa Borghese, Casa Januário, Empório Dom José, Confraria dos Pães, Forte da Barra,Peixe Gourmet,Empório Bolshoi, Empório Aldeias. Senhoras do Vinho (Itanhaém) e Empório Rubio(Guarujá)
Onde encontrar Restaurantes Cantina Liliana,Restaurante Quinta da XV, Restaurante Cais da Ribeira,Pier do Chopp, Cantina Di Lucca, Restaurante Mar del Plata, Rest. Vista ao Mar,Restaurante e Chopperia Ultimo Gole, Restaurante São paulo, Van Gogh Pizzaria,  Restaurante Dalmo  "Barbaro" (estrada Perequê-Bertioga), Restaurante Dalmo  "Barbaro" (Rodovia rio-santos), Armazém 29, Café Paulistânia, Heinz Chopperia,Rufinos Restaurante, J.Garcia Espaço Gastronomico, Churrascaria Tertúlia ,Salle e Pepe,  Restaurante Spazino, Panificadora Sumaré,Quiosque do Marcão (Guarujá), Restaurante Alcides(Guarujá) Alcides Pizzaria (Guarujá),`Panificadora Washington Luis e Pizzaria Sétima Avenida

Conde de Barcelos (vinho Verde)
Produtor  Adega Cooperativa de Barcelos
Vinho Verde
A Região do Vinho Verde estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro e Minho. Tem como limites ao norte o rio Minho, e ao sul, zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Douro e por último o Oceano Atlântico, que constitui o seu limite a poente. A região produz um vinho único no mundo. Foi demarcada em 1908 e tem cerca de 35.000 hectares de vinha, geralmente plantados em pequenas quintas.
O noroeste de Portugal é uma região dominada pela influência do Atlântico. As temperaturas não apresentam valores extremos, nem no Inverno, com raros longos períodos de temperaturas negativas, nem no Verão, que é quente sem atingir os valores do interior e sul de Portugal. A orientação dos vales dos principais rios é perpendicular ao litoral, o que facilita a penetração dos ventos marítimos e provoca precipitações médias altas entre 1.000 mm/ano e 2.000 mm/ano.
Enólogos: Eng. Joaquim Arantes e Eng. José Miranda.
Barcelos, cidade muito antiga localizada no coração da Região dos vinhos verdes, é mundialmente famosa pelos seus galos feitos em barro.
Fundada em 1962, a Adega Cooperativa de Barcelos agregou inicialmente 51 viticultores, tendo com objetivo principal incentivar a produção e comercialização dos vinhos verdes nos municípios de Barcelos e vizinhos.
Os seus fundadores sempre acreditaram na qualidade superior dos vinhos verdes produzidos na região. O número de sócios continuou aumentando até atingir os 600 atualmente. Estes viticultores representam uma área de 500 hectares de vinha, ou seja, em média apenas pouco mais de 0,8 hectares por viticultor. As castas brancas dominantes são a Loureiro, Trajadura e Perdenã.
Os técnicos da Adega Cooperativa de Barcelos, além de utilizarem as mais atuais técnicas de vinificação na sua bem equipada adega, também acompanham a modernização e os trabalhos de campo nas vinhas de todos os sócios.

Teor alcoólico: 11,0%
Cor: Citrina.
 COMENTÁRIOS DE DEGUSTAÇÃO

Aroma:
Aroma com alguma delicadeza e finura, boa fruta verde, maçã e notas tropicais.
Prova:
Acidez refrescante, ligeiramente adamado, elegante e equilibrado, um vinho verde fácil para degustar todos os dias com muito prazer.
Observações:
Disponivel em garrafas de 375ml e 750ml.

Onde encontrar Empórios: Laticinios Marcelo,KM 52 Casa Santa Marta, Empório Santa Ceia, Laticinios Flor da Praia, Villa Borghese, Casa Januário, Empório Dom José, Confraria dos Pães, Forte da Barra,Peixe Gourmet, Senhoras do Vinho (Itanhaém) e Empório Rubio(Guarujá)
Onde encontrar Restaurantes Cantina Liliana, A Bodegaia - Centro Historico de Santos, A Bodegaia I - Pompéia, Restaurante Quinta da XV, Restaurante Cais da Ribeira,  Cantina Di Lucca, Restaurante Mar del Plata, Rest. Vista ao Mar, Empório Bolshoi, Empório Aldeias,Pier do Chopp, Armazém 29, Café Paulistânia, Heinz Chopperia,  Restaurante Tamariz, Restaurante Dalmo  "Barbaro" (estrada Perequê-Bertioga), Restaurante Dalmo  "Barbaro" (Rodovia rio-santos), Rufinos Restaurante, J.Garcia Espaço Gastronomico, Churrascaria Tertúlia ,Salle e Pepe,  Restaurante Spazino, Panificadora Sumaré,Quiosque do Marcão (Guarujá), Restaurante Alcides(Guarujá) Alcides Pizzaria (Guarujá),`Panificadora Washington Luis e Pizzaria Sétima Avenida

-WINE&KISSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário