domingo, 25 de março de 2012

DICAS DA SEMANA..........(26 a 31.03)

Muito próximo da páscoa estarei a dar dicas de vinhos verdes e alvarinhos, além de azeites de excelente qualidade, tais como estes abaixo

1. Azeite do Mouchão - Preço médio R$ 51,00

Produtor: Mouchão
Observações: Classificação: Virgem Extra 100% Puro.
Variedade de Azeitonas: 90% Galega e 10% Cobrançosa
Acidez: 0,5%
Características: É um azeite de altíssima qualidade e pureza, com a cor palha dourada citrina e aromas de azeitona bem madura, maçã verde e damasco. Na boca percebe-se um suave agridoce e um ligeiro picante no final.
Observações: Produção anual muito pequena de 2.500 litros. As oliveiras, com idade média de 50 anos, estão localizadas num raio de apenas 1,5 Km do lagar. Esta curta distância permite que em menos de 60 minutos todas as azeitonas já estejam lavadas e moídas. O pequeno e moderno lagar utiliza apenas processos mecânicos e produz pouco mais de 30 litros de azeite por hora, utilizando 200 Kg de azeitona.
Os cuidados no olival, o baixo rendimento na produção (são consumidos cerca de 6Kg de azeitona para produzir 1 litro de azeite) e a rapidez no transporte das azeitonas até ao lagar, são alguns dos segredos responsáveis pela altíssima qualidade deste azeite único.
Gastronomia: é um azeite versátil que acompanha muito bem desde saladas até pratos de peixes e bacalhau mais elaborados.
Aonde encontrar esta maravilhosa dica
Empórios: Laticinios Marcelo, Km 52, Casa Santa Marta,  Empório Rubio, Empório Peixe Gourmet,Empório Dom José, Casa Januário e  Forte da Barra.


2. Azeite EA 0,2 acidez - Preço médio R$ 21,00



 
Observações:
Classificação: Virgem Extra 100% Puro.
Variedade de Azeitonas: Galega e Cobrançosa.
Acidez: 0,2%.
Características: Bem frutado, aromático, suave no paladar e bem equilibrado. Apresenta uma personalidade própria que lhe advém das azeitonas criteriosamente selecionadas.
Gastronomia: Todo o gênero de gastronomia e culinária mediterrânicas.
Disponível em garrafas de 250 ml, 500 ml e galão de 3 Litros
Empórios: Laticinios Marcelo, Km 52, Casa Santa Marta, Empório Rubio, Empório Peixe Gourmet,Empório Santa Ceia, Aldeias Supermercado,Auto Posto Indaiá, Panificadora W. Luiz, Empório Dom José, Laticínios Flor da Praia, Empório Monteiro, Senhoras do Vinho,  Casa Januário e Forte da Barra.
Casas Exclusivas que se preocupam com a qualidade de seus azeites: Cantina Liliana, Restaurante Quinta Da XV, Restaurante São Paulo, Restaurante Cais do Ribeira, Cantina Di Lucca (couvert), A Bodegaia Pompéia, Restaurante Spazzino, A Bodegaia Centro, Las Brisas (Sofitel Jequitimar), A Tasca, Boteco Mineiro, Restaurante Tamariz e a partir da próxima semana o Rufinos Restaurante(Guarujá)

Vinho Verde

Pequeno produtor com uma preocupação muito grande com qualidade, outro principal detalhe, todos os nossos vinhos são transportados e acondicionados em ambiente climatizado, o que faz uma enorme diferença....experimente e confira....


Vinho Verde
A Região do Vinho Verde estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro e Minho. Tem como limites ao norte o rio Minho, e ao sul, zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Douro e por último o Oceano Atlântico, que constitui o seu limite a poente. A região produz um vinho único no mundo. Foi demarcada em 1908 e tem cerca de 35.000 hectares de vinha, geralmente plantados em pequenas quintas.
O noroeste de Portugal é uma região dominada pela influência do Atlântico. As temperaturas não apresentam valores extremos, nem no Inverno, com raros longos períodos de temperaturas negativas, nem no Verão, que é quente sem atingir os valores do interior e sul de Portugal. A orientação dos vales dos principais rios é perpendicular ao litoral, o que facilita a penetração dos ventos marítimos e provoca precipitações médias altas entre 1.000 mm/ano e 2.000 mm/ano.
 

Adega Cooperativa de Barcelos
Enólogos: Eng. Joaquim Arantes e Eng. José Miranda.
Barcelos, cidade muito antiga localizada no coração da Região dos vinhos verdes, é mundialmente famosa pelos seus galos feitos em barro.
Fundada em 1962, a Adega Cooperativa de Barcelos agregou inicialmente 51 viticultores, tendo com objetivo principal incentivar a produção e comercialização dos vinhos verdes nos municípios de Barcelos e vizinhos.
Os seus fundadores sempre acreditaram na qualidade superior dos vinhos verdes produzidos na região. O número de sócios continuou aumentando até atingir os 600 atualmente. Estes viticultores representam uma área de 500 hectares de vinha, ou seja, em média apenas pouco mais de 0,8 hectares por viticultor. As castas brancas dominantes são a Loureiro, Trajadura e Perdenã.
Os técnicos da Adega Cooperativa de Barcelos, além de utilizarem as mais atuais técnicas de vinificação na sua bem equipada adega, também acompanham a modernização e os trabalhos de campo nas vinhas de todos os sócios.


O VINHO
Enólogos(as): Eng. Joaquim Arantes, Eng. José Miranda
Teor alcoólico: 11,0%
Cor: Citrina.
Aroma:
Aroma com alguma delicadeza e finura, boa fruta verde, maçã e notas tropicais.
Prova:
Acidez refrescante, ligeiramente adamado, elegante e equilibrado, um vinho verde fácil para degustar todos os dias com muito prazer.
Observações:
Disponivel em garrafas de 375ml e 750ml.
 
Onde Encontrar
Empórios: Laticinios Marcelo, Km 52, Casa Santa Marta, Empório Rubio, Empório Peixe Gourmet,Empório Santa Ceia, Aldeias Supermercado, Casa Natal  Empório Monteiro, Senhoras do Vinho, Casa Januário e Forte da Barra.
Restaurantes: Restaurante Quinta Da XV, Restaurante São Paulo, Restaurante Cais do Ribeira, Cardápio na Lousa (Guarujá),Leitão Churrascaria, Santos Sabores, A Bodegaia Pompéia, A Bodegaia Centro, Sofitel Jequitimar, Dalmo Barbaro Enseada, A Tasca, Dalmo Barbaro Estrada Marinas, Mar del Plata, 
J.Garcia Espaço Gastronômico, Pier do Chopp, Restaurante Vista ao Mar, Pizzaria Van Gogh, Pizzaria Villa di Pompéia 1 e 2, Salle e Pepe, Restaurante o Mascote.

Espero que experimentem estas dicas......e aguardem as próximas
WINE&KISSES........................

Nenhum comentário:

Postar um comentário